quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Inglês, posso me virar só com o básico?! Descubra como ter sua família ao seu lado e ajudar na vaquinha ;-)


Bem, vamos ao bendito inglês. Eu até hoje agradeço meus pais por terem me colocado desde muito nova em curso de inglês. É verdade que quando a gente é criança nós não gostamos muito e muitas vezes nem queremos estar ali, mas foi realmente o melhor que meus pais podiam ter feito por mim e quero fazer pelos meus filhos também. Afinal mesmo o inglês nas escolas particulares não costuma ser grande coisa comparado ao inglês do curso. Lembro que fazendo curso eu sempre me dava bem no inglês da escola. Mas bem, vamos ao que interessa...
Fazer um programa de trabalho sem inglês é óbvio que não dá porque você nem passaria nas entrevistas; então para um programa de trabalho quando mais contato com o público vc tiver, mais vc vai precisar falar o idioma. Por isso em programas de trabalho o nível de inglês recomendado seria intermediário a avançado (isso vai depender do trabalho e do empregador). Ter o básico em um programa de trabalho seria bem difícil; talvez para um cozinheiro com muita técnica ou alguém que tenha um trabalho muito específico que não precise se comunicar com tanta frequência, pode até ser... Ainda assim é complicado, pois imagina o cozinheiro chef tendo que se comunicar e passar as ordens aos demais funcionários, sendo que muitas das vezes cada um é de um país diferente?!

Se você for pagar para fazer um intercâmbio de idiomas vai ver que o custo possivelmente ficará bem mais caro do que fazer um programa de trabalho ou de Au Pair. Isso porque no intercâmbio de curso de idioma, além de pagar pelo curso + material, vc ainda tem que arcar com as passagens, acomodações e alimentações; sendo assim é muito difícil conseguir pagar com um curso de intercâmbio de idiomas de mais de 3 meses, pois fica bem puxado. Já quando vc opta por um programa de trabalho a coisa muda; primeiro porque o seu inglês vai se desenvolver durante o tempo no qual vc estiver trabalhando e segundo porque normalmente vc estará meio que dividindo os custos de certa forma com quem está te contratando.
Vamos ao Au Pair então que não chega a ser exatamente um programa de trabalho, pois é um programa cultural. Qual seria o nível de inglês recomendável?! O recomendável seria um nível intermediário no qual a pessoa consiga se comunicar, ou seja, entender e ser entendido. Confesso que já vi pessoas que foram com praticamente nada de inglês a ponto de eu mesma questionar: Gente como essa pessoa conseguiu uma família?! Vi casos de meninas que me explicaram que uma amiga ou a irmã conversou com a família (nesse caso é importante deixar claro pra família que ñ era vc falando, mas alguém te ajudando e assim eles já estarão cientes da sua dificuldade e se te aceitarem assim é porque estão de acordo). Como disse vi meninas irem praticamente sem inglês e que se viraram bem, mas também ouvi casos de meninas que foram com pouco inglês e a família reclamou e pediram pra trocar, por isso que eu digo que é importante não esconder nada da família. Se vc não entender algo pergunte quantas vezes for necessário ou diga não entendo tal palavra.
Algo que eu fazia muito era repetir o que me diziam pra ver se eu realmente havia entendido tudo.
O que não vale é fingir que entendeu e ir levando e achar que vai conseguir ir se virando assim, que não vai dar certo.





No início é difícil eu sei, lembro que mesmo com inglês intermediário eu meio que travei e as vezes evitava até de falar, mas é preciso se comunicar. E pode ter certeza que por melhor que seu inglês seja no dia que der uma droga a família muitas vezes vai querer dizer que vc não entendeu bem ou algo assim, afinal não é o seu idioma. Vi casos de meninas contarem que a família pediu rematch por causa do inglês e que a agência pediu pra ela fazer o teste de inglês novamente (e bem no final deu tudo certo), mas há que se pensar em dois fatos aí:
1. É feito um teste de inglês na agência antes de sairmos do Brasil e se  você passou não tem nada lá que diz que podem reaplicar o teste. Achei errado a agência exigir que o teste fosse feito novamente para que pudessem buscar por uma nova família
2. Se vc tiver algum problema em relação ao idioma, converse com sua família isso antes de ir, afinal melhor perder a família antes de embarcar (se for o caso) do que ter que passar por um rematch lá. Aliás acho muito importante ser honesta com a família. Converse e tire todas as dúvidas antes de ir. Eu por exemplo, fui cuidar de 3 kids e uma era baby e eu nunca havia cuidado de baby. Mas nunca escondi essa informação da minha família eu deixei bem claro que não tinha experiência com baby e que nunca havia trocado fralda. Pensa que quando é pra ser seu ser será; o que não vale é ficar escondendo informação com medo de perder família, que depois pode ser pior.

O Au Pair é uma ótima oportunidade de estudar e desenvolver seu inglês, mas o ideal é que vc tenha um nível de inglês no qual consiga conversar (entender e se fazer entender). Ir com o básico do básico ou sem saber nada eu até vi acontecer pra algumas meninas, mas realmente não é o ideal, pois durante 1 ano é meio inevitável que vc não passe por alguns sufocos.

Algumas considerações que acho válida colocar sobre Au pair:

Muitas meninas falam do Au Pair como um sonho. Fazer um intercâmbio, morar fora do país pode até ser um sonho, mas au pair não é um sonho, tenha isso em mente. Afinal você terá uma grande responsabilidade cuidando de crianças e pode ter certeza que por melhor que seja seu ano e sua família será praticamente inevitável não passar por problemas, sufocos ou perrengues; mas pense também que isso faz parte do intercâmbio e do seu crescimento como pessoa.

Muita gente pergunta qual agência é melhor. A verdade é que nenhuma agência é perfeita, então escolha a que vc se sentir melhor e fique em cima pra cobrar seus direitos, mas ñ precisa escolher a mais cara que ñ é isso que vai fazer diferença. Deixo abaixo um vídeo que falo sobre agências:

 
Quer ganhar nosso guia e ter acesso ao nosso e-book gratuito?! Basta participar da nossa promoção seguindo o passo a passo da foto abaixo. Quando atingirmos 800 pessoas, vamos tornar o e-book gratuito!
 
Seus pais não são seus inimigos. Se eles não te apoiarem procure conversar e entender o lado deles. Na maioria das vezes é preocupação. Afinal infelizmente o programa não tem só histórias boas, meu pai não me apoiava pois achava que eu ia virar empregada lá fora e uma série de outras coisas; então procure mostrar a eles que é uma oportunidade que vc terá de desenvolver seu inglês, estudar e crescer como pessoa. Eu mesma morria de medo do programa e me inscrevi com medo. (Se quiser saber um pouco mais veja esse vídeo onde faço um pequeno resumo de tudo que vc precisa saber sobre o programa e conto um pouco sobre minhas experiências e também falo da promoção pra vc ter nosso e-book gratuitamente)


Outra coisa que vejo é meninas com altas exigências: querer ter tudo e não abrir mão de nada vai ser complicado, aliás se for essa a sua intenção é melhor nem sair da sua zona de conforto. Saiba que o normal é vc ser escolhida pela família e não o contrário. As famílias pagam uma quantia bem mais alta que as au pairs e é claro que eles querem uma boa pessoa pra cuidar dos filhos deles. Eles que terão acesso a várias meninas pra escolher. Então mesmo tendo algumas prioridades, procure ser flexível, pois dificilmente vc poderá ter tudo que quer. Não estou dizendo pra aceitar qualquer família, só estou dizendo que não dá pra sonhar que vc vai cair em NY, Miami ou Orlando, vai ter um banheiro só pra vc e sem curfew principalmente durante a semana (ñ é que ninguém quer mandar na sua vida, mas procure pensar como empregador: será vc que vc iria gostar de ter um "zumbi" trabalhando pra cuidar dos seus filhos no dia seguinte?!). O Au Pair USA é o programa que tem o melhor custo benefício, então pense que se vc quer ter todas as suas exigências atendidas, possivelmente o Au Pair não é pra vc, é melhor escolher outro programa de intercâmbio, onde vc pode escolher se quer morar em casa de família, escola ou hotel (mas é claro que isso tem outro custo).
Bem vou terminar esse post com o vídeo que comentei no vídeo acima sobre o intercâmbio ser um dos melhores investimento e confirmar a frase: "viajar é a única coisa que vc compra e te deixa mais rico" . Esse vídeo ficou bem bacana e auto explicativo, é bom inclusive pra vc compartilhar com a sua família e conseguir o apoio deles nessa vaquinha pra juntar o dinheiro, pois no final de tudo, além de investir em você, você ainda vai mais que dobrar o valor investido em dinheiro/ cash $

Nenhum comentário:

Postar um comentário