sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Como juntar dinheiro mais rápido... Você controla seu impulso da satisfação imediata?!





Aqui vão dicas simples, muitas até óbvias, mas são realmente a melhor forma de juntar dinheiro. Então veja aí e compartilha também o que você faz pra guardar dinheiro (vc esconde o dinheiro?! Não é bom quando a gente encontra aquele dinheiro que não lembrava ou esperava?!)



1. O primeiro passo é ter um objetivo; quando se tem um foco e algo que se quer alcançar fica mais fácil começar a guardar, tendo em vista que você estará sempre visualizando o seu objetivo

2. Gastar menos do que ganha: pra economizar não tem segredo, a dica é óbvia, mas muita gente não aplica. Quer ver um exemplo básico e simples de controle de gasto - é seguir o lema: GASTAR SEMPRE MENOS DO QUE SE GANHA, pois só assim vc terá uma sobra pra investir e juntar para atingir o seu objetivo.
Pra ficar bem simples de entender vou usar de exemplo o vale refeição que muita gente recebe e é lógico que todo mundo precisa comer, mas se vc ganha 20 por dia e gastar 25 todo dia, no final do mês a conta não vai fechar - o ideal seria pesquisar opções onde vc pudesse gastar de 20 pra baixo e apesar de parecer uma tarefa não muito fácil - é possível. Lá no trabalho mesmo tem uma quentinha bem servida que eu não consigo comer inteira que ainda vem com guaracamp e sobremesa por apenas R$10 e também tem opções de restaurantes a quilo com valores mais modestos e outros mais altos. Aí vai ser questão de escolha, se vc for sempre no mais caro, seu cartão vai acabar antes do final do mês, mas se vc fizer um balanço é possível comer de vez em quando no mais caro, até fazer lanches com a família no fim de semana e ainda ter sobra no final do mês. (o cara que consegue ficar na quentinha um mês inteiro - no fim do mês vai guardar um bom dinheirinho pra sair e comer com a família 😉).
Ai fica nítida a diferença entre rico e pobre, ou melhor - (de quem sabe fazer o dinheiro render e de quem não pode esperar para gastar. Simplesmente saí gastando e depois tem que se virar pra completar). O exemplo é simples mais é muito real; tem gente que ganha 100 e gasta 200, então tá sempre correndo atrás dos 100 que não tem pra cobrir o que gastou por impulso. Já tem gente que ganha 100 e consegue guardar 50, e apesar de parecer pouco, assim, aos poucos a pessoa vai juntando pra atingir seus objetivos - o lema é esse - (não é pra comparar que o cara ganha 20 mil e vc mil - ñ é questão de quem ganha + ou - até porque se o cara que ganha 20, vai ter um limite maior, mas se no final do mês ele gastou 30mil e vc conseguiu gastar apenas 500 - quem é que ficou com dinheiro no fim do mês 💵💲?! Quem seria o verdadeiro rico?! 💰


- não é exatamente quem ganha mais ou menos - duas pessoas podem ganhar a mesma quantia e no final do mês um fechar negativo e o outro no possitivo.
O rico não é aquele que ganha milhões, mas sim aquele que sabe economizar e usar com consciência. Não é o quanto vc ganha, mas sim o quanto vc consegue guardar; é exatamente essa economia que vai te dar a possibilidade de investir e poder conquistar seus objetivos de viajar e até vir a ostentar um pouco mais a frente, mas quem saí gastando sem pensar pra ter agora o celular da última geração, esse vai pagar o juros que o outro que é considerado pobre e tem o celular modesto está ganhando.
 Então pense sempre nos seus objetivos, no que vc quer e no que é importante pra vc. As vezes vai ser o celular, a tv e o carro de última geração e as vezes vai ser viajar com a família e mesmo ter um celular bacana, mas a questão é que nem sempre dá pra ter tudo ao mesmo tempo


3. Uma boa dica para conseguir guardar um dinheirinho todo mês é fazer uma poupança programada - se você já sabe que dificilmente vai conseguir economizar no final do mês, a dica é a fazer uma poupança programada para o dia do seu pagamento. Estipule um valor que não vai interferir no seu orçamento e separe assim que receber ;-). Se você não tiver dívidas, pode começar com 15% a 10% do seu salário. Se tiver, priorize o pagamento das dívidas e, guarde o que sobrar.

4. Prefira sempre pagar à vista: Se não tem dinheiro para comprar aquela bolsa nova ou mesmo um eletrodoméstico que esteja faltando em casa, não compre! Espere até contar com o valor total para poder pagar à vista e assim ganhar um desconto. Assim vc evita pagar juros e gastar o que não tem.
 💳 O cartão de crédito pode ser um aliado ou um inimigo: eu procuro concentrar tudo nele e assim tenho um controle melhor dos gastos no final do mês; agora se vc não tiver controle, o cartão pode ser um perigo 💀 e quando a conta chegar você levar um grande susto . Conheço muita gente que diz preferir o débito que o crédito - a questão é que usar o débito sem controle também não é bom, pois vai se gastando de pouquinho em pouquinho e quando vê. Cadê o dinheiro?! O importante é sempre controlar os gastos e ver a forma que funciona melhor pra você



5. Outra dica é tentar arrumar uma renda extra - pode ser fazendo costuras ou consertos nas horas vagas, ajudar a cuidar de um bichinho de estimação ou fazer doces e salgadinhos, enfim... Ainda que vc não tenha talento, com certeza sempre tem algo em casa jogado no canto que vc não usa mais e vc pode vender e assim além de ganhar um dinheirinho ainda vai abrir espaço para coisas novas entrarem.




Termino esse post com o Teste do “MARSHMALLOW” -  um estudo que foi realizado na Universidade de Stanford, nos Estado Unidos, com o intuito de testar a capacidade das pessoas de adiar uma satisfação. O teste pode parecer simples e bobo, mas demonstra o que foi colocado aqui.
E você o que faria? Você controla seu impulso da satisfação imediata?!
(aqui tem um link sobre essa matéria que a página Minhas economias fez: http://minhaseconomias.com.br/blog/educacao-financeira/teste-do-marshmallow-voce-controla-o-seu-impulso-de-satisfacao-imediata)



Nenhum comentário:

Postar um comentário